Arrebita!Porto

Arrebita!Porto é um projeto sem fins lucrativos que tem como objetivo o repovoamento e dinamização do centro da cidade do Porto, através da reabilitação de prédios devolutos a custo zero em contextos de interesse público e necessidade social.

 

Neste projeto colaboram equipas rotativas de jovens arquitetos e engenheiros, portugueses e estrangeiros, empresas parceiras (que fornecem materiais de construção, de promoção e know-how nas mais diversas áreas), entidades públicas (que asseguram a logística, como por exemplo o alojamento dos estudantes) e professores universitários, que asseguram a supervisão de todos os trabalhos.

 

Este projeto venceu o concurso “FAZ – Ideias de Origem Portuguesa” promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, tendo sido salientada a “originalidade, inovação, potencial de impacto social e sustentabilidade” que demonstrou, esperando que impulsione a reabilitação urbana do Porto e possa ser aplicado a outras cidades.

 

A SIGN, que partilha esta Visão de requalificação de património e de trabalho de Missão Colaborativa, juntou-se ao projeto, dando apoio na sua área de intervenção.

 

“Olhar o Porto e pensar que a recuperação de centenas de edifícios degradados se pode fazer sem a criatividade emergente da sociedade civil, é, no mínimo, irrealista. É por isso que o ARREBITA faz tanto sentido!”

 

Jorge Nogueira, CEO da SIGN

A primeira materialização deste apoio foi o stand do Arrebita!Porto na Concreta, na Exponor.

 

A SIGN produziu e montou o stand de 60 m2, tendo sido utilizada uma caixa de luz MATRIX FRAME de 10x2,35m e um revestimento de chão impresso (TarkPrint).

 

Além da SIGN, estão envolvidas neste projetos entidades e empresas como a Camara Municipal do Porto, Fundação Calouste Gulbenkian, a Amorim Isolamentos, tintas CIN, Sanitana, Hotel Intercontinental, Lusitana Seguros, entre muitas outras.

 

“A obra já em curso é o resultado visível de uma união de esforços de toda a sociedade e que envolve desde logo empresas de referência como a SIGN que não se escusam de desempenhar um papel ativo face a um problema que nos choca e envergonha enquanto comunidade”

 

José Paixão, Coordenador Geral, Arrebita!Porto

 

 

 

Mais informações sobre o Arrebita!Porto em www.arrebita.org

Mais informação acerca dos sistemas MATRIX FRAME em www.matrixframe.eu

Fotografias: João Morgado - Fotografia de Arquitetura

Portfolio

Interior

Evento

Exterior

Transporte

Expo

Loja

Notícias

© Copyright 2013 SIGN - impressão em grande formato, SA - All Rights Reserved

Privacy Policy